O QUE É SER PRETO DENTRO DE UMA UNIVERSIDADE MAJORITARIAMENTE BRANCA?

6.19.2017
Com certeza, em algum dado momento da vida você – homem ou mulher negra – deve ter se perguntado: O QUE É SER PRETO DENTRO DE UMA UNIVERSIDADE MAJORITARIAMENTE BRANCA? Inclusive, acredito que até mesmo os próprios brancos devem ter se perguntando sobre isso, mas com o aquele velho tom de deboche que conhecemos muito bem. 

Ser preto, periférico, estudante de um colégio publico – mesmo que seja o mais bem colocado  entre os rankings das escolas publicas – não te faz ser o melhor, mas te faz resistir a um sistema que te aniquila a todo momento, te apresentando alternativas “fáceis” para que você consiga prosseguir a vida. E quando esse mesmo preto, entrar pela porta de uma universidade – sendo ela de ensino publico ou privado - esse aluno se torna um exemplo a ser seguido pelos demais.  Entretanto, a pergunta não se cala em nenhum momento O QUE É SER PRETO DENTRO DE UMA UNIVERSIDADE MAJORITARIAMENTE BRANCA?  Afinal de contas, nunca se imaginou um preto quer apenas ser reconhecido pelo os seus esforços ou esforços de algum responsável que te deu essa oportunidade maravilhosa de se educar.   

Não, não pense que isso é apenas mais um discurso sem fundamentos. Discursar bonitinho, defender as ideias de um povo oprimido é maravilhoso, inclusive os brancos fizeram isso por tanto tempo, aniquilaram o quanto pode da nossa história.  Mas, parece que essa história virou, não é? Não, ela ainda não virou! Sabem o por quê? Porque ainda existem muitos jovens entreados no mundo das drogas, existem muitos dos meus ainda se prostituem para conseguir levar algum dinheiro para casa, como também ainda existem muitos dos meus que sofrem com o racismo velado – ou apenas racismo -, como também a margem de desempregados fica justamente para quem é o mais oprimido dentro da nossa sociedade.

Então, o que a minha pergunta tem haver com esse parágrafo que acabo de descrever? Que os meus eles podem frequentar a maior, a melhor, o grandioso espaço que ainda continua sendo MARGITORIAMENTE BRANCO, por que mesmo eles se formem com muito sacrifício eles NÃO TERÃO a oportunidade que o filhinho do burguês branco terá. Talvez eu esteja com um pensamento ultrapassado e que tudo isso não passe apenas de balelas ou conversa para boi dormir. Mas, todos nós sabemos lá no fundo que as universidades ainda é um sonho que demoraremos anos para conseguir concluir os nossos cursos não serão por falta de vontade ou de determinação, mas por que para o preto, periférico e estudante de colégio publico tudo se trona mais difícil e muito doloroso, afinal de contas não será sempre que teremos uma pessoa para “bancar” os nossos estudos, afinal não teremos sempre alguém para estender a mão e tentar dar uma “ajudinha.”                              


E para finalizar, SER PRETO DENTRO DE UMA UNIVERSIDADE MAGITORIAMENTE BRANCA, é você todos os dias ouvir piadinhas dos amigos brancos sobre a sua escolha de profissão, é você  ouvir “lugar de preto como você, é me servido”,  é você ir a universidade com fome  por que você tem que escolher entre pagar a sua condução ou lancha na universidade, é  você está atolado em dividas e mesmo assim sorrir para todos como se estivesse tudo bem, é  você ter que escolher a baladinha que os amiguinhos brancos frequenta ou a mensalidade que você tem que pagar e para resumir tudo isso é VOCÊ RESISTIR PARA NÃO MORRER SEM SE FORMAR.

Texto Autoral

16 comentários:

  1. Concordo com você em partes, educação superior ainda é para maioria branca, isso está mudando à passos MUITO lentos mas está melhorando.

    ResponderExcluir
  2. É uma questão tão complicada...
    Por mais que os anos passem e as pessoas se digam "diferentes" e "mudadas", o preconceito e a implicância permanecem. Já passou da hora do basta e de parar de querer achar que a aparência de uma pessoa sendo diferente da sua, a torna menor ou inferior.

    Beijos,
    Vitória Abdalla
    Escritora por um Acaso

    ResponderExcluir
  3. nossa esse assunto é um assunto muito complicado. O preconceito existe mesmo depois de tantos anos, depois de tantas décadas. é triste. Eu sei como é pois tenho um irmão negro e sempre me perguntam " nossa ele é seu irmão mesmo?" as pessoas precisam saber respeitar as diferenças não é mesmo? amei o post. bjss

    ResponderExcluir
  4. Jamile, você não está ultrapassada. Infelizmente você retrata uma realidade que eu estava refletindo esse dias. Um negro quado chega à universidade infelizmente é visto como alguém que está ocupando um espaço que não é dele. Isso é lastimável. Esta semana estava lembrando de um amigo negro que passou em medicina na federal. As pessoas diziam que ele era metido a besta porque usava muito a camisa do curso. mas aqui na Federal do Espírito Santo é comum alunos de todos os cursos usarem essas camisas. Agora eu questiono: porque se um branco usa a camisa da medicina ninguém fala nada e quando um negro usa falam que ele quer se exibir? Sabe o que é isso? É incômodo por ele ter chegado a uma universidade federal, lugar no qual, para muitos, ele nunca deveria ter chegado, ainda mais no curso de medicina. Quando teve a discussão para implantação das cotas raciais aqui, os negros foram chamados de macacos, falaram que teriam que sentar ao lado de macacos. As pessoas externaram um racismo que já existia dentro delas. Mas eu torço que cada vez mais os negros e negras ocupem espaço nas universidades.

    ResponderExcluir
  5. Eu não tenho propriedade nenhuma para falar do assunto. Porém já estudei em duas universidades federais e hoje estou concluindo meu curso numa particular e digo que realmente, minha turma era em sua maioria branca, todas elas. Na UFU foi onde vi mais negros, mas ainda em número menor ao de brancos. Uma luta da qual vocês não devem desistir, pelos direitos e respeito sempre!

    ResponderExcluir
  6. Que pena que isso continua, e já faz um tempo. A maioria dos universitários são brancos e quando nós conseguimos , lutamos pelo nossos estudos, ainda jogam na cara que foi Cota, que não deveria estar ali. Eu acho isso terrível, e fico muito triste que essa realidade nunca muda! Os brancos sempre vão ter mais benefícios sim! Eu concordo! Eu ainda não passei para uma universidade ainda, mas to na luta e claro um pouco de medo com essa questão que mencionou.

    ResponderExcluir
  7. Não é meu local de fala, então não tenho muito a acrescentar. Apenas posso dizer: parabéns pelo post! Esclarece muitas coisas e nos faz colocar no seu lugar de forma bastante real. Eu não sou esse tipo de 'branco' que você cita várias as vezes (grazadeus, ne?), mas infelizmente conheço quem ainda pensa assim dessa forma tão pequena e racista. Mas fica a reflexão no seu post. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Excelente seu texto autoral e realmente em pleno o século que vivemos e ridículo ainda existir preceitos e a homofobia também que é demais. Porém muitos dos tópicos que citou no texto como deixar de comer para pagar passagem ou deixar de ir em baladas para pagar a mensalidade é algo que acontece com muitas pessoas independente da cor ou raça. Mas infelizmente vivemos em um terra onde o ser humano é a pior coisa que existe no planeta.
    Parabéns pelo seu texto, muito bem escrito. Bjos

    ResponderExcluir
  9. Esse é um assunto complicado, porém extremamente necessário a ser tratado. Mesmo com tantos projetos de conscientização, o preconceito insiste em permanecer. E isso é algo que dói, não apenas para os negros, mas para todos aqueles que tem compaixão e sabem da importância do respeito e da igualdade de direito entre nós. Não tenho muita propriedade para falar sobre o assunto, mas te desejo garra e força para continuar nessa luta, mesmo com todos os obstáculos que sempre aparecem!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Nossa parabéns pelo texto, você escreveu muito bem e esclareceu muitas coisas. Os anos passam, mas algumas coisas realmente não mudam, infelizmente existe ainda muita gente que precisa evoluir e deixar de ser racista

    ResponderExcluir
  11. Concordo com você em partes, mas acho interessante a sua visão e criar um debate sadio pra debater com as pessoas. De certa forma é algo bem polêmico, ainda mais porque muitos não gostam de ouvir a opinião do outro mesmo que diferente. E assim, evoluirmos juntos e melhorar.

    beijos,
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Muito bom você tocar nesse assunto, muita gente adora dizer que isso e drama ou mimizinho pra chamar atenção mas o preconceito não é drama nem teatro e esse assunto merece atenção, merece discussão, só assim podemos evoluir como seres humanos !

    ResponderExcluir
  13. Muito horrível pessoas com pensamentos tão pequenos. Achando que a cor da pele desnivela alguém. Todos somos iguais perante Deus e porque não pode ser perante a lei humana? Perante a sociedade humana? Da nojo disso.
    Seu texto ficou maravilhoso ♡

    Beijinhos e Sucesso!

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
  14. Essa é uma situação complicada. É difícil não vir de uma família que ambos os pais tem uma situação Boa. No meu caso minha mãe tem melhor situação, não passo fome nem nada, mas as dificuldades são grandes. O certo seria que as escolas públicas fosse o local que os filhos dos grandes estudassem, assim aplicaram uma boa educação, com recursos, permitindo a todos uma educação de boa qualidade, para que cada um possa buscar seu sonho
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Concordo plenamente com você. Se a educação pública do nosso país fosse igualitária, talvez, mudasse toda essa realidade que não temos.

    ResponderExcluir
  16. Complexo. E infelizmente é o que ocorre hoje em dia, acho que em qualquer universidade, publica ou particular, os estudantes são em sua maioria brancos. Enfim, há muitos locais que devem ser ocupados negros( ou ao menos um equilíbrio em numeros).
    Texto reflexivo.

    Beijos

    Emilena Alcantara

    www.elanaoeaonalisa.com.br

    ResponderExcluir

Observações:
Comentários que conterem publicidade e divulgação de site ou algo malicioso, ambas serão moderadas...



Design e Desenvolvimento por